I Ching: o que é este Oráculo?



O I Ching também conhecido como Livro das Mutações, é um dos maiores legados do povo chinês. No entanto, para estabelecer melhorias no oráculo e compreendê-lo melhor, foram acrescentados outros elementos para ampliar o significado dos Kua: as Linhas, os Julgamentos e as Asas.

Amplamente utilizado como Oráculo, funciona como uma espécie de livro da sabedoria. É um dos mais antigos textos chineses que chegaram a atualidade. Ching significa “clássico”, esse nome foi dado por Confúcio a edição dos antigos livros, anteriormente era chamado de “ I ”: este ideograma é traduzido das mais diversas formas e no século XX ficou conhecido como “mudança” ou “mutação” no Ocidente.


Origem

O Livro das Mutações é um compilado de textos escritos por mestres e sábios ao longo da História, que tinham como objetivo esclarecer para as pessoas alguns princípios de suas próprias condutas. O I Ching é rico em filosofias como o Taoísmo, o Te Ching, o Confucionismo e o princípio das dualidades, Yin e Yang.

Surgiu em um período anterior à dinastia Chou, datando de 1150-249 a.C. Inicialmente o I Ching era formado pelos “Kua”, signos linguísticos que continham as respostas buscadas pelas pessoas naquela época.

O "I Ching" pode ser compreendido e estudado tanto como um oráculo quanto como um livro de sabedoria. Na própria China, é alvo de estudo diferenciado realizado por religiosos, eruditos e praticantes da filosofia de vida taoista. 

Durante a consulta ao I Ching resultam “linhas”, ideogramas, as Linhas são figuras compostas por fileiras inteiras e quebradas, agrupadas em um conjunto de três e seis linhas, representadas pelos trigramas e hexagramas, respectivamente.

Já os Julgamentos correspondem à redação dos textos que passaram a acompanhar os Kua. O conceito de Asas foi atribuído a Confúcio, que tinha grande interesse pelo I Ching e escreveu suas reflexões acerca de vários temas.

Todos esses elementos constituem uma forma de escrita e ao se agruparem, formam arquétipos, que contêm os signos com os principais ensinamentos chineses sobre a lei natural e o curso da vida.

Como funciona?


A pessoa formula uma pergunta precisa, sobre algum esclarecimento do qual tem curiosidade em saber. Depois disso, são lançadas moedas para a obtenção da resposta. Estes instrumentos são agrupados seis vezes, formando linhas, também chamadas de hexagramas – que podem ser firmes ou maleáveis/mutáveis. Linhas firmes ocorrem quando as moedas caem em lados diferentes. Quando caem todas do mesmo lado, dá-se a linha mutável – a ocorrência de uma linha como essa, ou mais, cria um hexagrama, representando o que acontecerá no futuro em relação à pergunta feita pelo consulente.

Cada uma dessas linhas sorteadas contém um significado específico baseado no princípio da dualidade Yin e Yang, através do qual compreendemos que não existe bom ou mau, positivo ou negativo, mas uma complementaridade entre opostos. A ideia é equilibrar tudo que existe ao nosso redor.

Aplicações

As respostas do Oráculo dependem muito da precisão e objetividade das perguntas feitas pelo consultor, quanto mais precisa mais possibilidade de acerto. Quando necessita mais de uma pergunta, o ideal é dividi-la em duas partes e indagar uma coisa por vez.

A filosofia oriental acredita que o oráculo nunca falha. Quem está suscetível ao erro é o Consulente, quando não tem clareza do que deseja saber. Acredita-se que só quem sabe o que procura pode encontrar as respostas.

Desse modo, o I Ching tem sido utilizado ao longo de milhares de anos por se mostrar eficaz no sentido de buscar o real além do aparente. O objetivo é expor o significado daquilo que é perguntado, ao invés de gerar respostas de acordo com a vontade do consulente. Portanto, para fazer perguntas a esse oráculo, uma pessoa deve antes despir-se de preconceitos e abrir a consciência para absorver os mais ricos conhecimentos da filosofia chinesa e as respostas do nosso inconsciente que o I Ching pode acessar. Vale lembrar que o oráculo é considerado como “a sabedoria que leva à sabedoria”.

Respeito, objetividade e clareza nos questionamentos são muito importantes para consultas com qualquer Oráculo. São leituras importantes que definem momentos da vida dos seres que o estão consultando.