A Cabalá


Cabala é a versão da palavra hebraica Kabbalah, em hebraico קַבָּלָה significa literalmente “receber, tradição”. É um método esotérico originado do judaísmo, são os chamados Mekubalim’ ou Maskilim, os iniciados.

Engloba um conjunto de ensinamentos relacionados com Deus, o universo, o homem, a criação do mundo, a vida e a morte. De mística judia se fundamenta na revelação de Deus a Adão e a Moisés.

Através dos ensinamentos da sabedoria Kabbalah, seus princípios e diretrizes, levamos consciência de forma clara e aplicável para todos aqueles que desejam uma melhora em suas vidas por meio da autotransformação mental, espiritual e moral, promovendo a conexão com a Luz do Criador.

Ao compreender nosso papel no mundo, a partir do desejo da Luz, podemos gerar uma mudança pessoal e em consequência disso influenciar e apoiar de forma positiva o crescimento e evolução da humanidade

É uma escola de pensamento espiritual que tenta decifrar o conteúdo da Torá (os primeiros cinco livros do Antigo Testamento da Bíblia, denominado Pentateuco pelos cristãos), acreditando que os segredos do Universo foram revelados por Deus, de forma codificada, naqueles livros.


A cabala também é vista como uma filosofia de vida que ensina aos cabalistas formas de superar obstáculos para evoluir e atingir a paz espiritual.

Remontam, seus indícios, aos primeiros tempos da era cristã, mas a cabala se desenvolveu particularmente entre os séculos XI a XVI e se transcreveu como doutrina em livros secretos como o Zohar, Livro do Esplendor, redigido em Espanha no século XIII e que contém os ensinamentos da cabala e orienta os seus seguidores.


A Árvore da Vida é um dos mais importantes símbolos cabalísticos. É representada por 10 esferas, as Sefirot, sendo que cada uma reflete os aspectos de Deus dentro de cada pessoa: a Coroa, a Sabedoria, a Compreensão, a Compaixão, a Justiça, a Beleza, a Vitória, a Renovação, o Fundamento, o Reino.


Ao longo dos séculos a cabala foi transmitida oralmente a um número reduzido de discípulos. Ainda hoje, o seu estudo não é plenamente aceito em algumas vertentes do Judaísmo.

A Cabala se tornou popular quando começou a ser seguida por celebridades como Madonna, Mick Jagger entre outros.

Outras grafias encontradas para designar a cabala são: kabbalah, kabbala, kabala, qabbala, cabbala, cabbalah.