Santa Sara Kali: Padroeira dos Roma (Ciganos)




O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como "princesa" e outra "senhora".

Já o epíteto Kali significa "negra" em sânscrito por ter sua pele negra. Seu culto é ligado ao das Virgens Negras.

As lendas identificam-na como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucifixação de Cristo-Jesus e algumas lendas ainda dizem que ela era filha de Jesus e Maria Madalena.

Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria de Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maximinio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos e nem provisões, e Sara teria rezado e prometido

A imagem de Santa Sara fica na crípta da Igreja de Saint Michel, onde seriam depositados seus ossos.

As pessoas fazem todo tipo de pedidos a Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desemparados.

Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria e que Jesus por esta tê-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena.

que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de sua vida com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos. 

Fontes variam: se sua canonização consta de 1712 ou se é uma santa regional. Sua festa é celebradanos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo mundo. 

Sua imagem é coberto de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (Romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centena de lenços se acumulam aos seus pés.