Historia do Povo Cigano


Conto um pouquinho da historia do povo Cigano para "inaugurar" esse Blog, que é seu também pois quero receber ideias de novos posts, perguntas e tudo o mais que for interessante.

Diz a historia que os Ciganos chegaram ao Brasil por volta de 1574, mas de acordo com documento de Pero Vaz de Caminha, uma carta para ao Rei Dom Manuel, ele descreve que havia homens de origem "indiana" acompanhando eles na aventura para descoberta do Novo Mundo e coincidente a presença cigana já era conhecida em Portugal, por isso alguns historiadores dizem crer que ele se refere a sete homens que na verdade eram ciganos.

Desde muito tempo esse povo sempre sofreu preconceito por seu modo de vida e eram muitos condenados para serem escravos remadores e viviam em Portugal, na África e logo em seguida no Brasil.

Preservam suas tradições e costumes tem seu código de honra que é guardado por um Tribunal Romanês, tem dialeto próprio o Romani que sofre influencia do idioma do pais local e de outras centenas de línguas, é uma cultura rica e muito solidária para com seus integrantes e o próximo.

Louvam várias santidades e em especial a Virgem Santa Sara, os idosos e as crianças tem atenção especial deste povo que conquistou a séculos os corações brasileiros.





Santa Sara de Kali