O Que é ReiKi?


Reiki,霊気, é uma técnica japonesa de relaxamento da mente e do corpo, que também promove a cura.

Criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Tem por base a crença na existência da energia vital universal "Ki" - a versão japonesa do conceito chinês “Qi” ou "Chi", manipulável através da imposição de mãos.


Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal, o Reiki, em forma de Ki (em japonês: ki) a fim de restabelecer um suposto equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.
Existem dois ramos principais do Reiki, normalmente referidos como "Reiki tradicional japonês" e "Reiki Ocidental". 

Embora as diferenças entre os dois ramos e tradições possam ser amplas e variadas, a principal delas é que nas formas ocidentalizadas usam-se posições pré-definidas para a imposição das mãos, ao invés de depender de um senso intuitivo para a transmissão da energia Reiki, como é habitualmente feito em agências de Reiki japonesas.


De uma forma geral ambos os ramos têm uma hierarquia de três níveis ou graus, referidos como Primeiro, Segundo e Nível Mestre ou Professor, os quais estão associados com diferentes habilidades e técnicas.

O conceito do Ki no qual se baseia o Reiki é especulativo, não existem ainda evidências científicas. Existem poucos estudos de qualidade sobre o tema.

É importante dizer que se estiver em tratamento médico, Você não deve abandonar, mas sim complementar com essa maravilhosa terapia.



Como é uma sessão de ReiKi?



O aplicador durante a sessão de ReiKi irá impor as mãos ou tocar suavemente algumas partes do corpo, como: cabeça, mãos, pés, costas e tórax.
Toda sessão é realizada de acordo com princípios éticos sempre mantendo extremo respeito pelo paciente que será atendido.
Durante a sessão de aplicação de ReiKi não é necessário o uso de roupas especiais e muito menos que o paciente as tire, o único requisito, mas não imprescindível, é retirar os calçados.
Qualquer pessoa com boas condições de saúde física e mental pode aplicá-lo, não é necessário ser budista ou membro de qualquer outra religião. 

Basta estudar e ser iniciado na arte, para entender sobre a imposição, mantras e outras implicações que envolvem o ReiKi. O curso, explicações e iniciação é efetuada por um Mestre ReiKi, responsável e conhecedor da energia ReiKi.

A sessão não se resume somente na imposição de mãos, mas muito mais além disso. Não é utilizado qualquer tipo de objeto ou prática que possa oferecer riscos à saúde e bem-estar do paciente.

O objetivo da imposição de mãos é manipular as energias para canalizá-las nos centros de força do paciente, os Chakras, localizados em determinados locais do corpo.

Alguns tempos a ciência vem estudando e comprovando o funcionamento dos Chakras e resultam que a harmonia desses pontos enérgicos, o equilíbrio, são fundamentais para a saúde de nosso corpo, atestando assim a sabedoria budista já revelada no início do século passado.

O ReiKi propõe uma filosofia de vida além de ser uma terapia holística para o tratamento e bem-estar das pessoas, animais ou plantas. Proporciona um legitimo processo de autoconhecimento e conexão com a essência interior.


1º. Só por hoje, não fique com raiva: um dos princípios que pode parecer muito difícil ou quase impossível de ser seguido, mas o primeiro passo é começar a trabalhar internamente para compreender as razões de origem da raiva. Buscar a tolerância e paciência é imprescindível para obter paz mental.

2º. Só por hoje, não fique preocupado: este principio nos lembra que tudo que acontece na nossa vida possui uma razão já que sempre conterá uma lição a nos ensinar. Perdemos um tempo precioso quando lamentamos o passado e ficamos ansiosos com o futuro, já que tais situações nunca estarão ao alcance de nossas mãos. O que importa é o presente e o que podemos fazer com ele.
3º. Só por hoje, sinta gratidão pelas bênçãos que recebe: o verdadeiro sentimento de gratidão pode atrair a abundância em todos os sentidos. Buscar agradecer sobre tudo que ocorre em sua vida, desde coisas pequenas e as vezes que nos passam desapercebidas é muito importante. Agradeça, diga literalmente obrigado, grato, muito obrigado, mas com sentimento real de gratidão.

4º. Hoje e sempre, trabalhe com dedicação e honestidade: quando somos honestos com os outros, somos acima de tudo conosco. Para entender o motivo pelo qual o trabalho dedicado e honesto está entre os cinco princípios, pense nesta situação: Você contrata os serviços de alguém então o esperado que esta pessoa te entregue o melhor serviço possível pois sabemos que pode ser muito desgastante e prejudicial um serviço mal feito. Então porque não faremos o mesmo!?

5º. Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos: gentileza é o amor em ação, todos adoramos receber atitudes gentis e sabemos como sentimos bem com elas. Isto tem a base a lei do retorno, pois recebemos bênçãos e gentilezas da vida quando adotarmos a mesma postura com nossos semelhantes.



O ReiKi é uma terapia bioenergética muito interessante e há vários estudos sérios que tratam sobre o assunto e comprovam seu poder de tratamento, mas nunca substitua qualquer tratamento prescrito pelo médico por outra terapia. 


Deve ser utilizado para alívios de problemas tanto leves quanto mais graves, como um auxiliar no tratamento, havendo duvidas sempre questionar o médico responsável sobre a utilização da terapia complementar.